Perguntas Frequentes

PERGUNTAS FREQUENTES

 

COMO ESCOLHER UM CRUZEIRO

Fatores de decisão:

DATA
escolha a melhor data de acordo com sua disponibilidade

DURAÇÃO
quantos dias você quer ficar no cruzeiro

TIPO DE CRUZEIRO
casal, família, família com crianças, amigos, solteiros, comemorações, grupos, corporativo, temático (fitness, festival de música, terceira idade, LGBT, gastronômico, etc), entre outros.

TIPO DE VIAGEM
viagem romântica, passeio em família, praia, natureza, aventura, experiência gastronômica, viagem cultural (visita a locais históricos, museus, templos, monumentos, etc).

DESTINOS
portos de escala de seu interesse (Caribe, Europa, América do Sul, etc) – saiba mais sobre destinos

ATRAÇÕES E COISAS PARA FAZER NOS PORTOS
mergulho, atividades aquáticas, ecoturismo, esportes radicais, city tour, shopping, passeios culturais (museus, monumentos, catedrais, etc), degustação de vinho, gastronomia local, etc.

TIPO DE CABINE
preferência por mais espaço, vista para o mar ou menor preço; opções de cabine interna, externa, varanda e suite.

PREÇO
fique atento a promoções, principalmente em datas fora de alta temporada – veja ofertas

Pesquisa:
Além de todas as informações que você reuniu antes de reservar sua viagem (sobre o destino, o que esperar do navio e atrações de cada porto), é sempre uma boa ideia fazer uma pesquisa extra. Encontre comentários online sobre as diferentes atividades e crie um itinerário de lugares e ambientes que você gostaria de ver. Lembre-se também de que a maioria dos lugares a bordo será muito mais tranquilo durante os dias de porto. Além disso, nos dias de parada, você poderá conseguir ofertas especiais, como desconto em massagens, entre outros.

 

É POSSÍVEL COTAR VOOS, HOTÉIS E PACOTES?
Sim. A Royal Cruzeiros tem parceria com a Decolar, clique aqui e faça sua cotação de passagem aérea, hotel e pacotes.

 

PERGUNTAS BÁSICAS

Todos os navios de cruzeiro são iguais?
Os navios de cruzeiro são construídos de forma incrivelmente diferente, e, acredite ou não, um não é como o outro.
Os navios de cruzeiro têm uma infinidade de variações: grandes navios, pequenos navios, navios de luxo, navios familiares e assim por diante.
As companhias marítimas tem várias categorias de navio (classes), que variam de acordo com o tamanho do navio, estrutura, atividades a bordo, tipo de entretenimento, entre outras variáveis.

É importante pesquisar o tipo de cruzeiro que melhor se adequa a você. Escolha seu cruzeiro de acordo com o tipo de viagem (casal, família, crianças, solteiro, amigos, etc), destinos (portos que você quer visitar), e atividades a bordo de sua preferência – liste o que é mais relevante para você no navio: parque aquático com toboáguas, programação para crianças, atividades diurnas, academia e aulas fitness, aulas de dança, atividades noturnas (variedade dos shows, festas temáticas), concurso de karaokê, concurso de gastronomia, entre outros.
Veja na sessão como escolher um cruzeiro alguns fatores para ajudar na escolha do seu cruzeiro, ou entre em contato com nossos especialistas.

Os navios de cruzeiro são todos all-inclusive?
O pacote de cruzeiro inclui acomodação, refeições e entretenimento, além de visitar destinos incríveis (portos de escala).
Dependendo do seu cruzeiro, você pode ter o pacote all-inclusive sem custo adicional, que basicamente inclui bebidas alcoólicas e refrigerantes.
No caso de cruzeiros que não são All-inclusive você pode comprar o pacote de bebidas a parte, os valores variam de acordo com a cia de cruzeiro.

Cabines / Acomodação
Existem diversos tipos de cabine, os preços variam de acordo com as comodidades, tamanho e localização.
As categorias de cabines, na maioria dos navios, são divididas em: cabines internas, externas, varanda e suíte.
Consulte sua companhia marítima para mais detalhes.
Todas as cabines são equipadas com minibar, TV, TV interativa (em alguns navios), cofre, secador de cabelo, ar-condicionado e telefone.

Serviço de quarto (room service)
O serviço de quarto refere-se a refeições e café da manhã, que podem ser servidos todos os dias, no quarto. O café da manhã deverá ser solicitado com antecedência, na noite anterior, preenchendo o pedido que está na cabine e colocando-o na maçaneta da porta da cabine do lado de fora. Outras refeições podem ser solicitadas a qualquer hora do dia, bastando pedir por telefone no ramal direto de room service. Alguns navios podem cobrar uma taxa de conveniência pelo serviço de quarto, e os horários podem variar, de acordo com a cia marítima.

Idiomas falados a bordo
A tripulação dos navios é internacional e poliglota, e está habituada a ter contato com diversas nacionalidades e idiomas.
Vários navios possuem tripulantes brasileiros ou que falam português, para melhor atendê-lo.
Portanto não se preocupe com a comunicação, a tripulação estará sempre à disposição para auxiliá-lo nos mais diversos assuntos.

O cruzeiro é seguro?
Os navios têm uma série de regras e regulamentos que a tripulação deve seguir, bem como todos os passageiros.

Todo navio de cruzeiro deve ser construído, equipado e operado de acordo com os requerimentos dos tratados marítimos internacionais conhecidos como a convenção do “Safety of Life at Sea" (SOLAS), desenvolvidos pela Organização Marítima Internacional. Como resultado, por exemplo, todos os navios de cruzeiro devem ter barcos salva-vidas, checados regularmente, botes e coletes salva-vidas para todos os hóspedes a bordo, além de uma quantidade extra mínima.

Estar a bordo de um navio é como uma mini cidade flutuante. Proteja seus itens pessoais e valiosos, guardando-os no cofre da sua cabine.

PROTEÇÃO E SEGURANÇA
Os hóspedes são protegidos por um complexo sistema de segurança, como controle de acesso e sistema de escaneamento, o qual obriga uma prova de identidade, o e-ticket e a presença do nome em uma lista pré-aprovada para acesso ao navio. Além disso, todas as bagagens passam por rigorosos pontos de verificação, as cabines são protegidas por fechaduras e individualmente equipadas com cofres, as áreas públicas são monitoradas por câmeras, e os seguranças treinados patrulham o navio e estão disponíveis para chamadas de emergência 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Código de conduta
As cias de cruzeiro não aceitam nenhum tipo de comportamento que afete o conforto, saúde e segurança dos hóspedes ou da tripulação. Verifique os termos e condições gerais para saber mais sobre essa política no seu contrato de cruzeiro.

Programação diária / diário de bordo
É como um jornal diário, entregue na cabine toda noite, com as atividades para o dia seguinte.
Ela inclui informações importantes sobre a vida a bordo, previsão do tempo, horários das atividades a bordo e horários dos restaurantes, informações dos portos (incluindo hora de embarque e desembarque), curiosidades náuticas, instalações, lista telefônica e mais.
Os hóspedes também receberão promoções diárias, como ofertas nas lojas do navio e descontos nos serviços do spa, entre outras.
Cópias do programa de bordo sempre estão disponíveis na Recepção / Serviço aos Hóspedes (guest services).

Vou ficar enjoado?
A maioria dos navios é tão grande e portanto bem estabilizados, então nem parece que você está se movendo.
O meio do navio tende a ter menos movimento, pois é o ponto de equilíbrio natural.
Consulte o seu médico para medicamentos ou remédio alternativo, se você é suscetível a enjôo.

E se eu ficar doente?
Doenças como o norovírus (um distúrbio estomacal que pode se espalhar pela falta de higiene ou caso de não lavar as mãos adequadamente)
são um pouco mais difícil de conseguir do que se imagina. Mantenha-se saudável lavando as mãos com freqüência e use álcool-gel, que normalmente é encontrado em vários ambientes do navio.
Se você tiver alguma doença ou problema de saúde a bordo, em todos os navios existe ambulatório com equipe médica e estrutura completa para atendimento a emergências 24 horas. Note que os atendimentos médicos ou consultas podem ter uma taxa ou custo adicional.
Itens e medicamentos básicos podem ser encontrados em lojas de conveniência no navio, ou procure por uma farmácia nos portos de escala.

Telefone e acesso à Internet
O serviço de telefonia móvel está disponível para uso durante a navegação, todas as cobranças serão feitas pela sua operadora.
Sua operadora de telefonia móvel deve ter um contrato de roaming com o Maritime Communications Partner (MCP) ou Wireless Maritime Services (WMS). Entre em contato com sua operadora de telefonia para obter mais detalhes sobre tarifas e disponibilidade.

O acesso à Internet está disponível em todos os navios, através de cyber room e de rede sem fio (wi-fi). Note que o acesso à Internet via satélite pode ser significativamente mais lento do que as conexões de alta velocidade em terra. Vários pacotes de internet estão disponíveis para compra antes ou durante o cruzeiro. Em casos de passageiros frequentes, algumas cias marítimas oferecem pacotes de internet cortesia.

Acessibilidade – assistência para passageiros com necessidades especiais
Todos os navios possuem estrutura para permitir a locomoção de cadeirantes ou passageiros com necessidades especiais, permitindo um cruzeiro seguro e acessível, na medida de sua viabilidade. Informe suas necessidades e expectativas para a experiência de cruzeiro, tais como informações sobre requisitos de acomodações especiais, disponível no serviço de acessibilidade.

Normalmente há uma equipe de profissionais especialistas em acessibilidade, para atender e orientar os hóspedes antes e durante o cruzeiro.
Para mais informações sobre acessibilidade entre em contato.

Voltagem
A tensão a bordo é de 110/220 V. Os únicos aparelhos elétricos permitidos nas cabines são barbeadores, carregadores de bateria e computadores. Nenhum tipo de gerador de calor é permitido. Por motivo de segurança, não é permitido utilizar ferro de passar roupa na cabine. Para evitar risco de acidente, tire todos os aparelhos da tomada antes de deixar a cabine.

Animais domésticos 
Não são permitidos a bordo animais de qualquer espécie.

Normas para fumantes
Em linha com os padrões globais, as áreas onde é permitido fumar a bordo são menores do que as áreas de não fumantes e estão indicadas por placas e cinzeiros. Fumar (incluindo cigarros eletrônicos) não é permitido nas cabines, nas varandas das cabines e em qualquer lugar não expressamente indicado por placas e cinzeiros. A companhia se reserva no direito de emitir uma multa caso o hóspede seja encontrado fumando em áreas não designadas do navio. A repetição ao ato poderá levar ao desembarque. Jogar bitucas de cigarro ou qualquer outro objeto no mar é estritamente proibido e pode colocar em risco a segurança no mar.

Seguro Viagem
A Royal Cruzeiros oferece a venda de seguro de viagem para que você possa viajar tranquilo e se prevenir de qualquer imprevisto.
Para mais informações entre em contato.

Cancelamento do cruzeiro – Posso cancelar meu cruzeiro?
Após o pagamento do cruzeiro é possível solicitar o cancelamento mediante penalidade, conforme política de cada cia de cruzeiro. Portanto não haverá o estorno do valor total pago. Há possibilidade de transferência do seu cruzeiro para terceiros, mediante taxas adicionais ou multa, os valores podem variar de acordo com a política de cada cia de cruzeiro. Para mais detalhes, solicite os termos e condições da sua companhia marítima ou entre em contato com nossos especialistas.

 

PREPARANDO AS MALAS

Itens não permitidos:
– Que emitam calor ou produzam chamas. Isso inclui ferros de passar, velas, incensos e qualquer outro item que possa gerar incêndios.
– Droga ou substância ilegal, nenhum tipo de arma, tesouras, facas, explosivo ou item que possa oferecer risco à saúde e segurança dos hóspedes e ao meio ambiente.
– Alimento ou bebida, seja ela alcoólica ou não. Garrafas e latas fechadas serão retidas, as abertas não serão devolvidas.
– Objetos frágeis, pessoais e de valor, como medicamentos, jóias, documentos, câmeras fotográficas e filmadoras, computadores, entre outros, deverão ser transportados com o hóspede como bagagem de mão.

Lembramos que toda bagagem está sujeita a inspeção por cães farejadores.

Sugerimos que o hóspede limite a sua quantidade de malas em 2 unidades por pessoa, com cada mala pesando em média 20 (vinte) quilos e não excedendo 40 cm de altura, 60 cm de largura e 30 cm de profundidade.

Não esqueça de etiquetar e lacrar com cadeado de segurança todas as suas malas! Cada navio leva em torno de 3.000 malas, portanto identifique a sua com nome, navio, endereço, telefone para contato e uma fita ou qualquer outro item que facilite a identificação.

Etiquetas de bagagem
Normalmente você pode encontrar e imprimir suas etiquetas de bagagem na última página de seus documentos eletrônicos.
Para sua conveniência, recomendamos que suas etiquetas de bagagem sejam colocadas em suas malas antes da chegada ao porto.

Franquias de bagagem
Cada passageiro pode levar duas peças de bagagem despachadas com no máximo 23 kilos cada uma, o mesmo que nas companhias aéreas.

 

O QUE LEVAR NA BAGAGEM?

DICA: Leve uma bagagem de mão ou mala pequena adicional (não despachar): É sempre uma boa ideia guardar uma muda de roupa, necessaire com itens de higiene e itens médicos essenciais na bagagem de mão, além de valores e documentos importantes.
Isso significa que, se houver algum problema ou atraso na entrega das suas bagagens na sua cabine, você estará totalmente preparado.
Da mesma forma, na última noite do cruzeiro (noite anterior ao desembarque), as bagagens principais serão coletadas e enviadas ao salão alfandegário, e você precisará de uma mala pequena para transportar seus pertences e artigos de higiene pessoal.

Roupas:
Trajes casuais / esporte fino /informal: para mulheres: vestidos, saias, calças tradicionais ou capri, shorts, jeans e blusas de verão;
para homens: shorts, bermudas, camisetas, polos, camisas, calça de sarja, jeans, sapatos, mocassim ou sapatênis.
Trajes formais: Nas noites formais (noite de gala ou jantar do capitão) mulheres costumam usar vestidos longos para noite ou
vestidos curtos sofisticados, e homens usam terno (com ou sem gravata) ou smoking.

Não se esqueça de levar trajes de piscina e trajes esportivos. Recomenda-se bonés, chapéus e óculos de sol para o dia.
O ar-condicionado pode ser frio nos restaurantes, teatro e outros ambientes, portanto lembre-se de levar uma blusa ou casaco.

Passeios e excursões em terra (fora do navio): leve roupas confortáveis e tênis para caminhar.
Consulte o tipo de roupa adequada de acordo com a atividade a realizar.

Eletrônicos:
Lembre-se de todos os seus aparelhos eletrônicos: celular, tablets, carregadores, câmeras, baterias e transformadores.

 

COMO DEVO ME VESTIR NO CRUZEIRO (dress code)
Atualmente, os cruzeiros tendem a ser cada vez mais informais, sobretudo durante o dia.

O programa de bordo (agenda do dia) lhe indicará sempre a roupa mais adequada de acordo com as atividades do dia, especialmente os trajes para a noite, que podem variar entre casual, esporte fino ou formal, ou ainda cores específicas e roupas para festas temáticas e eventos especiais.

DURANTE O DIA:
Casual: você está de férias, relaxe! Use trajes casuais, confortáveis, a qualquer momento do dia, em todos os ambientes do navio.
Para mulheres: vestidos, saias, calças, shorts, jeans e blusas leves. Para homens: shorts, bermudas, camisetas, polos, calça de sarja, jeans.

Trajes de banho (sungas, maiôs e biquínis) são utilizados apenas no deck da piscina.

DURANTE A NOITE:
Esporte Fino / smart casual: considere um traje um pouco mais formal para o jantar nos restaurantes principais, ou nos restaurantes de especialidade que são mais sofisticados.
Para mulheres: calças ou jeans, vestidos, saias e blusas. Para homens: jeans ou calças, camisas ou polos, e sapatos fechados.

Formal: Nas noites formais (noite de gala ou jantar do capitão) mulheres costumam usar vestidos longos ou vestidos curtos sofisticados, e homens usam terno (com ou sem gravata) ou smoking.

OBS: A noite, nos restaurantes, não é permitido: camisetas regatas para homens, chinelos, bonés, viseiras e jeans excessivamente desbotados, com furos ou rasgos e usados abaixo dos quadris.

Para os ambientes de entretenimento, como teatro, cassino, bares e lounges, recomenda-se usar traje casual ou formal, de acordo com as atividades da noite e recomendações do diário de bordo.

Passeios fora do navio: durante as excursões e atividades em terra, recomendamos calçados e vestuário confortáveis.

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
– Verifique a documentação de embarque (voucher de viagem).
– Verifique os dados da sua reserva, nome do navio e número da cabine.
– Faça o check-in online para economizar tempo no terminal, caso sua companhia de cruzeiro ofereça esse serviço.

Leve todos os documentos na bagagem de mão!

Viagens Nacionais
– Hóspedes brasileiros – passaporte válido, RG ou outro documento de identidade civil válido em território nacional.
– Hóspedes estrangeiros residentes no Brasil – passaporte válido (mínimo de 6 meses) ou RNE válido (Registro Nacional de Estrangeiros).

Viagens para países integrantes do Mercosul

– Hóspedes brasileiros – passaporte válido (mínimo de 6 meses) ou RG (no máximo com 10 anos de emissão), em bom estado de conservação. NÃO será permitido o embarque de hóspedes portando certidão de nascimento, CNH, CREA, CRM, OAB, Carteira de Identidade Militar entre outros documentos mesmo que tenha validade em território nacional, nem cópias mesmo que autenticadas. Hóspedes brasileiros que embarcarem com a Carteira de Identidade deverão apresentar a Tarjeta de Imigração Argentina devidamente preenchida, em duas vias.
É possível encontrar a Tarjeta para preenchimento no site: https://www.migraciones.gov.ar/accesos/tarjeta.php?i=PORT
– Hóspedes estrangeiros residentes no Brasil – passaporte válido (mínimo de 6 meses) juntamente com o RNE válido (Registro Nacional de Estrangeiro). Não será permitido o embarque somente com o RNE sem o passaporte.
Quanto à necessidade de vistos, os hóspedes estrangeiros deverão entrar em contato diretamente com o Consulado dos países a serem visitados.

Viagens Internacionais e travessias atlânticas
– Hóspedes brasileiros – passaporte válido (mínimo de 6 meses).
– Hóspedes estrangeiros residentes no Brasil – passaporte válido (mínimo de 6 meses) juntamente com o RNE válido.
– Quanto à necessidade de vistos, os hóspedes deverão entrar em contato diretamente com o Consulado dos países a serem visitados.
Verifique com a sua companhia de cruzeiro os detalhes e restrições de idades para crianças e gestantes.
– Se estiver viajando para o exterior com menores desacompanhados do pai e/ou da mãe, certifi que-se de levar também uma autorização de viagem com firma reconhecida por autenticidade, emitida conforme a Resolução nº 74/09 do CNJ, disponível no site: https://www.dpf.gov.br/servicos/viagens-ao-exterior/2%20Manual%20Menores.pdf/

OBS: Verifique com a sua companhia de cruzeiro demais documentos necessários.

 

EMBARQUE

Horário de embarque
O horário de embarque é quando você deve chegar ao terminal de cruzeiros, localizado no porto de embarque. Sugerimos que você não chegue antes de uma hora do horário de embarque indicado em seus documentos eletrônicos, porque os regulamentos de segurança podem proibir sua entrada antecipada no navio.

Check-in
Antes de entrar no navio deve-se fazer o check-in no terminal de embarque. Procure o balcão de atendimento da sua companhia de cruzeiro.
O check-in, em qualquer companhia, não se inicia antes das 11:00 da manhã. Como há um tráfego intenso de hóspedes desembarcando dos navios até este horário, é expressamente recomendado que os cruzeiristas cheguem ao terminal após as 11:00 da manhã.

Aproveite o período da manhã para conhecer os pontos turísticos da cidade. Dirija-se ao setor de bagagem para deixar as suas malas e certifique-se mais uma vez que todas as suas malas estão identificadas antes de deixá-las no terminal. Depois de despachar as malas, procure o balcão de atendimento da companhia de cruzeiro que você vai embarcar e informe-se sobre os procedimentos e horários de embarque.

Se a saída do seu cruzeiro for a noite, sugerimos despachar suas malas principais pela manhã, fazer o check-in e depois aproveitar o dia para passear na cidade do seu porto de embarque. Lembre-se de embarcar com pelo menos 1 hora de antecedência da saída do navio.

O check-in se encerra 2 horas antes da partida do navio, portanto verifique os horários de chegada e saída do seu navio.

Como fazer o check-in
Com o objetivo de agilizar o embarque, é importante que os hóspedes cheguem ao porto (terminal de cruzeiros) no horário determinado, tendo em mãos o seu e-ticket e o formulário de embarque preenchido corretamente com seus dados pessoais.
Recomenda-se fazer o check-in online para obter o seu e-ticket e gerar o formulário de embarque.

Ao chegar no terminal de embarque, procure o balcão de atendimento da sua companhia de cruzeiro para realizar o check-in.
Apresente seus documentos, número de reserva do cruzeiro e retire seu cartão de bordo (cruise card ou seapass card), que será sua identificação dentro do navio e sua chave da cabine. Com o cartão de bordo você pode efetuar compras e realizar pagamentos em todos os ambientes do navio, facilitando sua estadia. Dessa forma, você pode deixar todos os seus documentos e pertences guardados na cabine.
Além disso, o cartão de bordo (seapass) é necessário para a entrada e saída do navio nos portos de escala.

Horário de partida
O horário de partida é quando o navio sai do porto. É altamente recomendado que você esteja no terminal de embarque no horário observado em seus documentos eletrônicos, conforme orientação da sua cia de cruzeiro. Assim você terá tempo suficiente para despachar as malas e concluir o seu check-in. O check-in online deve ser concluído antes da chegada.

DICAS: O que fazer logo após o embarque no navio
Quando você entrar no navio, você terá algumas horas antes do navio partir.
Você terá acesso a sua cabine enquanto aguarda suas bagagens, isso pode levar algumas horas.
Então o que fazer enquanto isso?

1 – Vá a recepção (guest services), tire suas dúvidas e faça reservas no spa e restaurantes de especialidade
2 – Troque suas roupas de viagem, coloque roupas confortáveis e aproveite a piscina
3 – Faça um tour pelo navio e conheça os pontos de interesse
4 – Tome um drink para relaxar
5 – Aproveite para almoçar ou comer algo nos buffets
6 – Coloque seu telefone em modo avião, evite pagar roaming no caso de viagens internacionais
7 – Cheque sua cabine, e veja se está tudo em ordem
8 – Participe do procedimento muster drill, treinamento de segurança obrigatório para casos de emergência
9 – Encontre um ponto no deck superior ou deck da piscina, para acompanhar a saída do navio

 

HORÁRIO DE EMBARQUE E DESEMBARQUE NOS PORTOS DE ESCALA (DESTINOS)
Fique atento aos horários de entrada e saída dos portos, que são informados previamente no seu plano de viagem e no diário de bordo.
Lembre-se que é necessário apresentar seu cartão de bordo (identificação) para entrar e sair do navio.
Alguns portos exigem a apresentação de passaporte, isso será avisado com antecedência pelo staff do navio e diário de bordo.

Horários de embarque nos portos de escala:
Em todos os portos de escala, é de responsabilidade do passageiro estar de volta a bordo no horário estipulado pelo navio, que será informado com antecedência no diário de bordo. Existem diversos avisos sobre os horários, inclusive placas de aviso na área de desembarque. Verifique também a questão de fuso-horário, que pode ser diferente em alguns portos de escala. Em caso de dúvidas procure alguém da tripulação.
Sugerimos portanto, voltar ao navio com antecedência mínima de uma hora do horário de partida programado do navio.
Caso um passageiro perca o navio, será responsabilidade desse passageiro pagar todas as despesas realizadas para chegar ao próximo destino do navio e embarcar novamente.

Se você optou por fazer uma excursão ou passeio em terra comprado diretamente com a cia marítima, você terá a garantia de que o capitão do navio deve esperar por você caso ocorra algum atraso ou imprevisto decorrente do passeio contratado.

 

O QUE ESTÁ INCLUÍDO NA TARIFA DE CRUZEIRO?
Acomodação + alimentação + entretenimento + visita a vários destinos

ACOMODAÇÃO (cabine)
– Serviço de limpeza diário, com troca de roupa de cama e banho regularmente
– Todas as cabines possuem TV, cofre, secador de cabelo, produtos de banho e frigobar com artigos pagos conforme o consumo
– Room service: serviço de quarto (taxa de conveniência pode ser aplicada dependendo da cia marítima)
– Chamadas telefônicas a bordo do navio (cabine a cabine)

ALIMENTAÇÃO (refeições)
– Café da manhã, almoço e jantar, e refeições em outros períodos de acordo com a programação do navio
– Restaurantes estilo buffet self-service e restaurantes casuais a la carte com atendimento e serviço completo
– Buffet e grill na piscina (em navios selecionados)
– Água, sucos, café, chocolate e chá na maioria dos navios
– Sorveteria e cafeteria (sem custo adicional em alguns navios)

Restaurantes de especialidade
Além dos diversos restaurantes gratuitos no navio, você pode experimentar uma série de restaurantes exclusivos a um preço fixo.
Aprecie restaurantes gerenciados por chefs renomados, com opção de culinária francesa, italiana, asiática, entre outras.
As opções de restaurantes de especialidade e preços variam de acordo com o navio e cia marítima.

Dieta especial
Os navios normalmente oferecem opções de cardápios para atender necessidades alimentares especiais nos restaurantes principais.
Consulte sua companhia marítima para mais detalhes.

ATIVIDADES A BORDO
– Piscinas e hidromassagem
– Parque aquático com toboáguas (em navios selecionados)
– Atividades recreativas, jogos, competições e concursos no deck da piscina
– DJs, música e bandas ao vivo na piscina
– Academia
– Aulas fitness e ioga (em alguns navios)
– Aulas de dança
– Concurso de gastronomia (em alguns navios)
– Concurso de karaokê (em alguns navios)
– Clubes e espaços de lazer para crianças e adolescentes
– Quadra poliesportiva
– Salão de jogos, fliperama e videogame
– Pista de boliche (em alguns navios)
– Mini-golf (em alguns navios)
– Jogos de cartas e bingo
– Degustação de vinho e aulas de gastronomia (em navios selecionados, taxa de conveniência pode ser aplicada dependendo da cia marítima)
– Leilões de obras de arte (em alguns navios)
– Lojas duty free
– Tirolesa e escalada (em alguns navios)
– Simulador de surfe (em alguns navios da Royal Caribbean)
– Pista de patinação de gelo (em alguns navios da Royal Caribbean)
– Pista de kart (em alguns navios da NCL)
– Simulador de carro de F1 (em alguns navios da Costa e MSC)

ENTRETENIMENTO A BORDO
– Shows diversos (musicais estilo Broadway, shows de mágica, comédia, etc) de acordo com a programação de cada navio
– Cassino, bares, danceteria, lounges, bandas ao vivo, djs, bandas de jazz, piano bar, karaokê
– Silent disco (em alguns navios)
– Festas temáticas (festa do branco, anos 70, fantasia, festa latina, etc) de acordo com a programação de cada navio
– Noite de gala e noite do capitão, de acordo com a programação de cada navio

OUTROS
– Utilização de lounges e espaços VIP para passageiros frequentes, de acordo com a política de cada cia marítima
– Amenidades adicionais para passageiros frequentes, como coquetéis e descontos, de acordo com a política de cada cia marítima
– Serviço de toalhas de piscina cortesia

O que não está incluído na tarifa do cruzeiro: 
– Taxas e gratificações de serviço
– Impostos governamentais, despesas portuárias e taxas
– Refeições em restaurantes de especialidade
– Bebidas alcoólicas (exceto em cruzeiros com tudo incluído/ All Inclusive)
– Refrigerantes e outras bebidas não alcoólicas
– Serviços de spa e salão de beleza (massagens, cabeleireiro, manicure e outros)
– Algumas aulas fitness
– Traslados e transportes nos portos de escala
– Estadias de hotel pré/pós-cruzeiro
– Excursões em terra
– Acesso à internet / Conexão Wi-Fi e satélite para tablets, telefones e dispositivos móveis
– Chamadas telefônicas para fora do navio
– Fotografia
– Serviços de cuidados de crianças
– Serviços de lavanderia
– Uso do centro médico

DESPESAS E COMPRAS NO NAVIO
Como são realizados os pagamentos a bordo de um Cruzeiro?
O primeiro procedimento a fazer a bordo é retirar o seu cartão de bordo (cruise card ou seapass card) no check-in antes de entrar no navio, ou na recepção do navio (guest services). O cartão de bordo será sua identificação dentro do navio e sua chave da cabine. Com ele você pode efetuar compras e realizar pagamentos em todos os ambientes do navio, facilitando sua estadia.

Ao fazer o check-in, você abre uma conta de bordo registrando um cartão de crédito ou depositando uma quantia em dinheiro.
Depois, basta assinar suas despesas pessoais durante a viagem, e elas serão cobradas em sua conta.

Você pode estabelecer uma conta principal e adicionar hóspedes da sua cabine ou de outra cabine como compradores autorizados em sua conta. Para cada compra feita a bordo do navio, você receberá um recibo no ponto de venda.
Um demonstrativo final será entregue à sua cabine no último dia de viagem do cruzeiro para sua revisão, ou você poderá checar sua conta periodicamente no guest services.

Para ativar o cruise card é necessário um depósito inicial de aproximadamente USD 300, por pessoa, que será restituído ao final da estadia e creditado em sua fatura de bordo. Este valor pode ser depositado conforme as opções abaixo. Quando você exceder o valor depositado, sua conta será fechada para outros débitos. Você pode depositar tanto dinheiro quanto quiser durante o cruzeiro. Entretanto, reembolsos por excesso só poderão ser feitos no dia do desembarque.

Cartão de crédito: Utilize o seu cartão de crédito internacional. Aceita-se as bandeiras: Visa, Mastercard, American Express, Diners e JCB.
Se o hóspede optar pelo pagamento com cartão de crédito, a sua fatura será cobrada automaticamente no final da viagem, não havendo necessidade de comparecer ao balcão da recepção.

Em dinheiro: Qualquer valor depositado em dinheiro e não gasto durante a viagem será reembolsado em dinheiro no balcão da recepção (guest services) um dia antes do desembarque.

Você pode consultar os seus gastos a bordo a qualquer momento da sua viagem, de forma segura e prática, através da recepção do navio (guest services) ou na sua cabine através de um canal de TV interno, ou totens, disponíveis em alguns navios.

Moeda de conversão
A moeda usada a bordo dos navios normalmente é o dólar americano ou Euro, dependendo do destino ou de acordo com a cia marítima.

Saque de dinheiro a bordo
Existem caixas eletrônicos (ATMs) a bordo e serviços de câmbio de moedas, procure o Guest Services. Há tarifa para saques nos ATMs.

EXCURSÕES E PASSEIOS EM TERRA (SHORE EXCURSIONS)
Existem diversas opções de excursões e atrações nos portos de parada (destinos), fora do navio, que são pagas a parte:

– Atividades na praia e esportes aquáticos: mergulho, snorkeling, passeios de barco e catamarã, jet-ski, caiaque, pescaria, etc.

– Passeios de Aventura: tirolesa, ciclismo, parasailing, cavalgada, trilhas e caminhadas na floresta, passeios de jipe ou quadriciclo (ATV).

– Ecoturismo: explore florestas, cavernas e cachoeiras, e observe a diversidade de espécies e animais.

– Passeios históricos e culturais: visite monumentos, praças, museus, sítios arqueológicos e ruínas, igrejas milenares, templos e palácios.

– City Tours: Explore o destino, conheça os principais pontos turísticos e atrações, faça shopping em lojas duty free em alguns portos.

– Passeios gastronômicos: visite vinícolas, experimente vinhos locais e divirta-se com a culinária local.

Durante as excursões e atividades em terra, recomendamos calçados e vestuário confortáveis.

COMO COMPRAR AS EXCURSÕES:
Você pode comprar as excursões antes do seu cruzeiro (online), ou a bordo durante a sua viagem.
Comprando as excursões diretamente com a sua cia marítima, seja online, a bordo ou através da intermediação da Royal Cruzeiros, você terá a garantia de que o capitão do navio deve esperar por você caso ocorra algum atraso ou imprevisto decorrente do passeio contratado.
Sugerimos comprar seus passeios e excursões antes do cruzeiro, a fim de melhor planejar sua viagem, ganhando tempo e obtendo descontos adicionais. Para solicitar a lista de passeios completa com preços, para adicionar no seu cruzeiro, entre em contato com a Royal Cruzeiros.

DESEMBARQUE
O desembarque do cruzeiro ocorre normalmente no início da manhã.
Verifique no diário de bordo, entregue na sua cabine, o horário previsto para o desembarque e demais orientações.

COMO DESPACHAR AS MALAS?
Na noite anterior ao desembarque, as malas devem ser deixadas no corredor, do lado de fora da cabine, devidamente etiquetadas e lacradas com cadeado de segurança.
Devido a semelhança entre as malas, é recomendável que se identifique a bagagem com algum item pessoal, como fitas coloridas.
Certifique-se de que toda a bagagem está lacrada e devidamente etiquetada. Objetos considerados frágeis, pessoais e de valor (jóias, dinheiro, etc), inclusive bebidas adquiridas nas lojas do navio, devem ser transportadas na bagagem de mão, pelo próprio passageiro.

DEIXANDO A CABINE
Antes de deixar a cabine, verifique se não há nenhum objeto pessoal esquecido nas gavetas, armário, banheiro, embaixo da cama, cofre, etc, pois as cias de cruzeiros não se responsabilizam por objetos esquecidos a bordo.
Ainda a bordo, verifique todas as suas despesas de bordo e, em caso de dúvida, dirija-se à Recepção (Guest Services). Todas as eventuais divergências observadas deverão ser resolvidas a bordo. Nenhuma análise ou reembolso poderão ser feitos após o desembarque.
Após serem cumpridos os trâmites alfandegários, a bagagem será retirada do navio pela tripulação e estará à disposição no salão alfandegário. O desembarque será feito assim que toda a bagagem tenha sido retirada do navio.
As operadoras normalmente solicitam que os passageiros aguardem em uma das áreas abertas do navio ou em um dos salões (lounges), até que seja feito o anúncio de desembarque. Este é realizado por ordem de deck (ponte) ou cor de etiqueta.

 

DESEMBARQUE
Ao desembarcar do navio, o hóspede deverá dirigir-se ao salão alfandegário e identificar suas bagagens, e depois apresentar a um dos funcionários da operadora do cruzeiro que estará uniformizado e identificado com crachá. A bagagem será conferida e liberada.
Ao buscar a sua mala no terminal, verifique se a mala é mesmo de sua propriedade. As malas podem ser muito parecidas.

Em alguns locais encontram-se carrinhos, que poderão ser utilizados gratuitamente para o transporte das malas até a saída para a área de circulação de veículos (ônibus, taxis, carros).
Para cruzeiros internacionais, todos os hóspedes precisarão preencher uma Declaração de Bagagem Acompanhada (DBA). Se houver na bagagem algo a declarar, o passageiro deverá se apresentar a Receita Federal. Se não, o formulário deverá permanecer em posse do hóspede para o caso de ser solicitado pela fiscalização aduaneira. Para mais informações visite o site: https://www.receita.fazenda.gov.br/Aduana/Viajantes/PerguntasRespostas/Default.htm

É POSSÍVEL COTAR VOOS, HOTÉIS E PACOTES?
Sim. A Royal Cruzeiros tem parceria com a Decolar, clique aqui e faça sua cotação de passagem aérea, hotel e pacotes.

BOA VIAGEM!!!

Para baixar o guia completo com as perguntas frequentes clique aqui

ESPECIALISTA EM CRUZEIROS

Encontramos o seu cruzeiro ideal

RECEBA OFERTAS EXCLUSIVAS